Os 10 momentos mais controversos e polêmicos da história de South Park


South Park é uma das séries animadas mais famosas e polêmicas da história. Criada por Trey Parker e Matt Stone, ela é exibida desde 1997 e já acumula um total de 21 temporadas. Mas South Park ganhou notoriedade não apenas por conta de seu humor, muitas vezes negro, mas também por abordar temas polêmicos que já renderam muito problemas para seus criadores e geraram diversos debates acerca de assuntos controversos.
Levando tudo isso em conta, confira abaixo os 10 momentos mais polêmicos e controversos da história de South Park.

10) Lorde é um geólogo de 40 anos

Esse é um momento recente de South Park que a mídia e algumas pessoas pareceram levar a sério até demais. Após os garotos prometerem (e saberem que não poderiam cumprir essa promessa) que a cantora Lorde apareceria em uma festa, Randy Marsh decidiu se vestir igual à cantora.
Mas o que parecia uma piada apenas inofensiva e rápida virou motivo de crítica de um site, que achou um insulto com a imagem da cantora. Em resposta, os criadores, então, decidiram transformar isso em um subenredo para o restante da 18ª temporada, em que Randy realmente assumiu o papel de Lorde. E foi ficando cada vez mais importante e relevante para a história.
Depois, o próprio site que fez a crítica acabou admitindo que exagerou um pouco na dose.

9) A morte de Steve Irwin

Sim, como no caso acima, algumas piadas e brincadeiras de South Park são levadas a sério demais. Mas em outras oportunidades, Trey Parker e Matt Stone parecem  realmente querer chatear as pessoas. Um bom exemplo disso é um episódio exibido em 2006, onde o apresentador Steve Irwin aparece ao lado de outras celebridades mortas, com o rabo de uma arraia preso em seu peito.
O episódio foi exibido apenas seis semanas após a morte de Irwin, o que causou um inevitável repúdio por parte de muita gente, especialmente fãs do excêntrico apresentador, que consideraram a piada desnecessária e sem graça. Até a viúva de Irwin, Terri, disse não ter gostado da brincadeira, afirmando que seus filhos poderia ver esse episódio um dia.

8) O episódio de estreia da 2ª temporada

A primeira temporada de South Park deixou os fãs com uma dúvida: quem é o verdadeiro pai de Eric Cartman? Como a data de estreia caia em primeiro de abril, Parker e Stone decidiram fazer algo diferente.
Ao invés de concluir essa história sobre o pai de Cartman, os criadores decidiram atacar os críticos do show que afirmavam que South Park não era “mais que uma péssima animação com piadas sobre pum”, e fizeram um episódio dedicado apenas a Terrence e Phillip, com suas piadas tradicionais sobre… puns.
A reação dos fãs foi mista, mas aqueles que não gostaram enviaram muitas cartas para o canal Comedy Central, que exibe South Park nos EUA. A emissora, então, decidiu mexer na data de exibição do 2º episódio, que aconteceria mais tarde. Stone e Parker afirmam até hoje que esse é o capítulo favorito da dupla de criadores.

7) Bleeding Mary

A religião é um tema que Parker e Stone gostam de explorar e eles não perdoam nenhuma delas. Um dos episódios mais controversos de toda a série é um em que uma estátua da Virgem Maria começa a menstruar.
Todos em South Park começaram a receber milagres após entrarem em contato com o sangue da estátua, incluindo Randy, que se banhou com ele para curar seu alcoolismo. Nem seria preciso dizer que vários grupos e organizações religiosas não gostaram desse episódio. E se nos lembrarmos que o capítulo foi exibido perto da data da Imaculada Conceição, até entendemos por que muitos grupos católicos criticaram a animação.
Muitas organizações, incluindo até mesmo alguns muçulmanos, tentaram fazer com o que episódio não fosse exibido nunca mais ou fizesse parte de coleções de DVDs, mas nada adiantou.

6) Cientologia e Isaac Hayes

Você jamais imaginaria que South Park faria piada com o dublador Isaac Hayes, que emprestou sua voz para o personagem Chef desde o primeiro episódio. Mas sim, o show foi capaz de fazer uma brincadeira que o deixou muito ofendido.
Apesar de nunca ter citado o episódio “Trapped in The Closet” como razão de sua saída, a crítica voltada para a Cientologia deixou Hayes muito chateado (ele era membro da misteriosa Igreja da Cientologia). O cantor não conseguia decidir se deixava o show ou não, mas abandonou o posto de dublador após seguir conselhos de pessoas próximas.
Parker e Stone criticaram duramente Hayes, pois ele participou de outros episódios que também brincavam com outras religiões e só não aceitou quando fizeram piada com a sua. Por conta de toda a polêmica, o personagem Chef acabou sendo “morto” e removido do show.

5) Crianças ruivas causam violência

Eric Cartman pode ser um personagem hilário e está entre os favoritos dos fãs, mas ninguém, em sã consciência, pode imitar suas ações. Adultos compreendem isso facilmente, mas o mesmo não pode ser dito sobre o público mais jovem.
Em um episódio, Cartman começa a discriminar outras crianças com cabelo ruivo e chegar a liderar uma rebelião contra elas. Mas isso causou alguns problemas na vida real. Por exemplo, em uma escola na cidade de Yorkshire, do Reino Unido, seis crianças ruivas foram atacadas por colegas de forma semelhante a que foi vista em South Park.
A série pode ser criticada por alguns motivos, mas raramente possui a intenção de motivar ações violentas entre seu público. Esse é um caso em que talvez, seja melhor os pais restringirem o que seus filhos assistem na TV.

4) Senhor Garrison ensina sexo para crianças

O Senhor Garrison sempre foi personagem controverso por conta de algumas de suas ações.
Um momento do personagem virou motivo de polêmica após demonstrar para crianças pequenas a forma correta de se colocar uma camisinha. Para mostrar a técnica, colocou a camisinha com sua boca em um pênis falso, para o horror dos pequenos que assistiram a cena.
O canal britânico que exibia a série se recusou a exibir o episódio, enquanto que Parker e Stone encontraram uma forma de exibi-lo nos EUA sem uma edição da Comedy Central. Mas outras exibições do capítulo acabaram cortando essa cena controversa.

3) Trapped in The Closet

Sim, esse é o mesmo episódio da piada com a Cientologia que fez Isaac Hayes deixar o show. Mas outra polêmica grande foi a brincadeira a respeito da sexualidade do ator Tom Cruise.
Nesse capítulo, Stan se junta à Cientologia e os membros da igreja acreditam que ele é a reencarnação de seu fundador, L. Ron Hubbard. Cruise, então, se encontra com Stan, que diz que ele é um ator apenas mediano.
Cruise, então, se tranca no armário do quarto de Stan, e permanece lá por dias, com direito a visitas de R. Kelly e John Travolta. O ator ficou tão cheateado com o episódio que não participaria da divulgação de Missão Impossível 3 se a Comedy Central exibisse o capítulo de novo.

O canal atendeu ao seu pedido e exibiu um episódio focado em Chef, mas alegou que fez isso como forma de homenagear Isaac Hayes, por conta de sua saída, mas Parker e Stone pensaram o oposto. No final, esse episódio concorreu ao Emmy e South Park continuou fazendo piada com Tom Cruise.

2) Uma Família da Pesada e Maomé

Os dois últimos itens da lista vão te mostrar que as brincadeiras de South Park com a Virgem Maria não foram grande coisa perto das piadas com o profeta Maomé.
Além disso, South Park tem como principal rival a animação Uma Família da Pesada, de Seth MacFarlane. Como forma de cutucar seu competidor, a série fez uma história de dois capítulos em que fazia piada com Uma Família da Pesada e Maomé ao mesmo tempo.
Apesar de não ocorrer nenhuma retaliação de Seth MacFarlane (que até compreendeu a crítica), as brincadeiras com Maomé geraram muitos problemas. Tanto que a Comedy Central precisou adiar sua estreia por desacordos com Parker e Stone.
No final, o episódio “Cartoon Wars” era voltado para criticar Uma Família da Pesada, mas as piadas envolvendo Maomé foram as que causaram mais problemas.

1) Episódio 201

O Episódio 201 foi responsável pela maior controvérsia da história de South Park. Ele revoltou muitas celebridades e grupos islâmicos, que ameaçaram atacar a sede da Comedy Central, que precisou reforçar sua segurança.
Esse episódio tinha diversas celebridades que foram alvos de piada da série em anos (e o líder de todos era Tom Cruise, claro), que exigiam ver o profeta Maomé. Uma equipe de figuras religiosas apareceu para defender os garotos, incluindo o próprio Maomé, que foi retratado com uma enorme tarja de censura sob o seu corpo.
201 nunca foi exibido novamente, está ausente do site da série e parece que isso não deve mudar em breve. Parker e Stone jamais esperaram tamanha censura e tiveram de aceitá-la. Mas parece que esse incidente fez a qualidade do show melhorar ainda mais.
Trey Parker e Matt Stone receberam diversas ameaças de morte por conta desse fato, mas isso também não os impediu de continuar produzindo uma das séries mais polêmicas e controversas da televisão.
Fonte: What Culture

Comentários